Convite a assistir o documentário: Professor Polvo
Por Yaçanã Sant’Anna
O documentário apresenta uma fotografia belíssima do fundo do mar. Retrata o passo a passo de como uma formação de conchas curiosa, vai despertando o interesse de um mergulhador com uma câmera na mão. O homem decide voltar diariamente, para descobrir o que essa frequência poderia revelar sobre aquela região e as criaturas que habitam o fundo do oceano. Sem deixar perder um dia sequer, a rotina de visitas vai indicando a construção de um método de pesquisa que se aproxima das pesquisas com o cotidiano. Ele não começa pré-definido, vai se constituindo na relação que o mergulhador constrói com os seres dali, dessa forma, um polvo ganha destaque aos olhos do fotógrafo. Além, das grandes surpresas que surgem dessa amizade, profundos aprendizados sobre a produção dos dados e vestígios de investigação, vão sendo criados delicadamente em meio a um cenário deslumbrante.
Vale a pena conferir, se emocionar e aprender o que o professor polvo e seu fotógrafo têm a ensinar.
Bom filme!
Sinopse: Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas. (Fonte: https://canalcurta.tv.br/filme/?name=a_revolucao_da_escola_19181939)
Sinopse: Inspirados em conhecer e compartilhar a experiência de modelos de educação não convencionais, o [Re]considere se desafiou em viajar pela América do Sul para documentar novas formas de ensinar e aprender. Nessa viagem nasceu o projeto “O que eles têm para nos dizer?”: uma web-série com 12 episódios compartilhando a experiência de modelos de educação democráticos, emancipatórios e libertários. (Para saber mais CurtaDoc)
Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. (Para ver mais: adorocinema. com)
Sinopse: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: Na pré-história, a pouco desenvolvida a tribo Ulam é composta por membros que se comunicam por gestos e grunhidos e acreditam que o fogo é sobrenatural. Quando a fonte única de calor se apaga após um ataque, três guerreiros saem numa jornada em busca de outra chama e acabam conhecendo os Ivaka, grupo com hábitos avançados e comunicação complexa, além de domínio da produção do mítico fogo. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: Na África Ocidental nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kirikou enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: O avô de Kirikou (Pierre-Ndoffé Sarr) conta as desventuras do garoto, cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa normal. Entre elas o avô conta como Kirikou aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo os diversos recantos da África. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: O Homem Sábio da Montanha Proibida conta histórias do heroico Kiriku, que desde a infância sempre esbanjou coragem, inteligência e agilidade. Vivendo em uma aldeia ao lado de sua mãe, Kiriku era capaz de solucionar qualquer tipo de problema, até mesmo questões envolvendo forças ocultas. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: Premiado com o Oscar de melhor curta-metragem de animação, o curta aborda a relação da personagem Zuri com sua família, na ausência de sua mãe, o seu pai se envolve na relação de Zuri com seu cabelo e se sentindo desafiado pela menina que demonstra o desejo por um penteado no vlog de sua mãe, descobre como o afeto é importante na constituição da identidade e da sensibilidade com o outro. (Para ver mais: adorocinema.com)
Sinopse: Um curta-metragem que fala da questão do preconceito racial pela cor da pele no cotidiano escolar, e da importância de um diálogo entre a equipe da escola e a família sobre o racismo e suas consequências na vida das crianças negras que se sentem invisibilizadas no cotidiano escolar pela cor da pele. O curta traz referências interessantes para trabalhar a questão do racismo com as crianças, bem como a influência de ícones negros que constituem a nossa cultura e que nos dá muito orgulho. (Para ver mais: takeatakefilms.com)
Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. (Para saber mais: youtube.com/muito alemdopeso)