Ações do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública (Gepaep)

Exercícios de Pesquisa com o Cotidiano

♦ Já está disponível o episódio zero do nosso podcast! Venha curtir este dedinho de prosa conosco.

Série: Professora Pesquisadora

Este é o primeiro episódio da segunda série do podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano. Nele, Fabiana Eckhardt, Aline Bernar e Maria Teresa Esteban do Gepaep, conversam com Mairce Araújo, sobre o encontro com um conceito muito caro aos nossos estudos: professora pesquisadora. Mairce é uma pesquisadora amiga e importante interlocutora para o GEPAEP.
Este é o segundo episódio da segunda série do podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano. Nele, Fabiana Eckhardt e Aline Bernar  do Gepaep, conversam com Joana de Oliveira, doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.  Joana é pesquisadora no GEPAEP e vai nos contar sobre o seu encontro com um conceito muito caro aos nossos estudos: professora pesquisadora.
Este é o terceiro episódio da segunda série do podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano. Nele, Fabiana Eckhardt, Aline Bernar  e Maria Teresa Esteban do Gepaep recebem   Tiago Ribeiro da Silva. Tiago que é professor e orientador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental noturno do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, Brasil e professor do Programa específico de Investigação Narrativa e (Auto)biográfica do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Nacional de Rosário – UNR, Argentina, nos fala numa conversa encantadora sobre o seu encontro com um conceito  professora pesquisadora.
Este é o quarto episódio da segunda série do podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano. Nele, Aline Bernar  e Maria Teresa Esteban do Gepaep/UFF recebem   Nayara Alves Macedo que é professora no Colégio Pedro II, no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR) para mais uma conversa sobre o conceito professora pesquisadora. Nayara é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduaçao em Educação :Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- FFP)  e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ/FFP.
Este é o quinto episódio da segunda série do podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano. Nele, Fabiana Eckhardt, Aline Bernar  e Maria Teresa Esteban do Gepaep recebem   Dilcelene Quintanilha Resende Cordeiro.  Dilcelene é uma companheira do GEPAEP de longa data. Professora  do Ensino Básico, técnico e tecnológico no Colégio Pedro II, em seus estudos trabalha o conceito de professora pesquisadora desde a especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (GRUPALFA) na Universidade Federal Fluminense.

Série: “O que sabe quem erra?”

♦ Está disponível o episódio 1 do podcast do Gepaep! Fabiana Eckhardt e Aline Bernar conversam com Nádia de Aquino Simões, da E. M. Barro Branco, localizada em Duque de Caxias. Venha curtir mais este dedinho de prosa conosco!

♦ Está disponível o episódio 2 do podcast do Gepaep! Fabiana Eckhardt e Aline Bernar conversam com a professora doutora Maria Clara Pereira Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Venha curtir este dedinho de prosa conosco.

♦ Está disponível o episódio 3 do podcast do Gepaep! Fabiana Eckhardt e Aline Bernar conversam com a professora doutora Carmen Sanches Sampaio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Venha curtir este dedinho de prosa conosco.

♦ Está disponível o episódio 4 do podcast do Gepaep! Fabiana Eckhardt e Aline Bernar conversam com a professora Margarida dos Santos, da CAP-UERJ. Venha curtir este dedinho de prosa conosco.

♦ Está disponível o episódio 5 do podcast do Gepaep! Fabiana Eckhardt e Aline Bernar conversam com a professora Nilda Alves, professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo).

♦ Está disponível o enceramento da Série “O que sabe quem era?” Encerrando a Série, apresentamos o áudio da Mesa “SOBRE O ERRO E UMA AVALIAÇÃO ERRANTE: VINTE ANOS DEPOIS, O QUE SABE QUEM ERRA?”. Encontro que deu início a primeira série do Podcast Exercícios de Pesquisa com o cotidiano, a mesa foi mediada por Renato Simões Moreira e contou com a participação da professora Maria Tereza Goudard Tavares (FFP/UERJ- Gifordic) e Maria Teresa Esteban (UFF- Gepaep) e foi realizada em 06 de dezembro de 2021.