A UMEI Governador Eduardo Campos, frente as necessidades que a pandemia começou a nos impor no transcorrer do ano de 2020, iniciou uma discussão sobre as questões que subjazem o trabalho com as crianças pequenas para possíveis ações de interação e cuidado com as mesmas e suas famílias.
O nosso objetivo durante a pandemia era garantir a manutenção de vínculos com as crianças e suas famílias e com os profissionais da UMEI no sentido de minimizar os impactos do afastamento causado pela falta de encontros presenciais. Assim, nossa proposta consistiu em vivenciar momentos de interações on-line que estimulassem vínculos socioafetivos construídos em parceria com a comunidade escolar.
Nesse sentido, estabelecemos linhas de ações para organizar o trabalho. Inicialmente começamos a realizar reuniões virtuais com a equipe de professoras e funcionários para que houvesse um acolhimento e escuta das situações de vida encarada por essas pessoas num momento de pandemia. Como desdobramento desse trabalho, pensamos em estratégias de cuidados, diálogos, interações com as crianças e os seus responsáveis.
Uma segunda linha foi a rede de contatos; o objetivo foi estimular o acesso dos responsáveis e das crianças no facebook da UMEI para buscar formas de estreitar nossas relações. Busca ativa das mães/responsáveis para identificar um canal de diálogos entre a UMEI e os responsáveis com a colaboração com a colaboração do Conselho Escola Comunidade – CEC.
Outro ponto de atuação importante foram as propostas de interações para a publicação no facebook da UMEI. Para as publicações, organizamos, através do trabalho de cada professora, contações de histórias, musicalizações, receitas diversas, brincadeiras, jogos cantados, dobraduras, poesias, questionários, brincadeiras em parcerias, bandinhas, experiências diversas, plantios, construção de brinquedos, museu de coisas desimportantes, festa do pijama, entre outras.
Para continuar as ações, realizamos, também, encontros on-line com os responsáveis pelas crianças. Nossa intenção foi estruturar um trabalho, através do facebook, para que este pudesse se constituir como um dos canais de interções e diálogos com as crianças e seus familiares; como, por exemplo, a apresentação de lives semanais com temas relevantes para as famílias, profissionais da UMEI e as crianças. Também trabalhamos com a divulgação de atividades culturais disponíveis on-line. Realizamos, ainda, coletâneas de livros virtuais disponíveis na página do facebook da UMEI. Para os funcionários e responsáveis das crianças, aplicamos questionários no intuito de compreender a situação atual do ponto de vista de cada um deles.
Num segundo momento – de ações mais consolidadas, continuamos com os trabalhos de manutenção de vínculos com as crianças e seus familiares, bem como com os nossos funcionários. Nos debruçamos em elaborar estratégias que garantissem, em colaboração intersetorial, a segurança alimentar, física e socioafetiva das crianças.
Nesse momento em que os trabalhos se encontravam, estabelecemos uma ação mais detalhada para as ações das professoras: GTs de trabalho. Realizamos a divisão da equipe pedagógica da UMEI em grupos de trabalho de forma a diversificar e intensificar as ações implementadas. Assim tivemos: GT de interação e edição, GT de divulgação e interação com as famílias, GT de administração dos sites e GT de produção documental.
Estruturamos reuniões de trabalho em que foi possível a realização de estudos, organização das ações, reunião da Equipe de Articulação Pedagógica da UMEI (EAP), encontro com os pais on-line e reunião de CEC. Com as crianças, conseguimos experimentar ações de encontros virtuais em tempo real (roda de conversa, ligação surpresa, plantão de atendimento). Nossa preocupação girou, também, em tomar ciência de como as crianças e suas famílias estavam com a continuidade da suspensão das atividades presenciais. Nesse sentido, uma de nossas últimas ações foi estabelecer, junto à colaboração da Saúde Mental, uma proposta de atendimento/investigação de como essas crianças estariam enfrentando todo esse tempo de afastamento da UMEI. Essa nos pareceu ser uma forma de cuidado com as crianças para o atravessamento de questões como sofrimento e outras questões emocionais que possam surgir ao retornarem ao espaço da UMEI.
Equipe de Articulação Pedagógica da UMEI.