Ações do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública (Gepaep)

Artigos

♦BERNAR, Aline Praça. Educação de mulheres idosas – experiências e miniaturização em histórias cotidianas. Anais VI CONEDU… Campina Grande: Realize Editora, 2019.
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira. Onde ficam os pequenos enquanto os adultos participam de atividades políticas nos movimentos sociais?
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. Extr., p. 149, 2015.
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira. Children in Activities of a Popular Central Trade Union in Brazil: The Implementation of a Gender Policy to Promote the Political Participation of Women in Social Movements. IABA Chapter of the Americas, 2015. 
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira. Creches Universitárias – Como, por que e para quem?. In: III SEMINÁRIO TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2015, Nova Iguaçu. Anais SEMTEPP, 2015.
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira. Creches nos movimentos sociais? Observando o espaço em que se reúnem os filhos dos militantes da CSP – CONLUTAS In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015, Rio de Janeiro / RJ. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Campina Grande / PB: Realize Eventos & Editora, 2015. v. I.
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira . Crianças no movimento social. Um estudo sobre as creches na CSP – Conlutas. In: XIII CONGRESSO SPCE, 2016, Viseu. Anais, 2016.
♦ CAVALCANTI, Ticyane Madeira; BERNAR, Aline. Conversando com idosas em processo de alfabetização: um encontro com mulheres negras e pobres e suas leituras de mundo. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 2017, Rio de Janeiro. Anais IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia – aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, Rio de Janeiro: UERJ, 2017.
♦ ECKHARDT, Fabiana; SHILKE, Ana Lúcia Tarouquella. Provinha Brasil: reflexões sobre cotidiano escolar e formação de professores. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. Extr., p. 155, 2015.
♦ ECKHARDT, Fabiana. As classes populares no curso de Pedagogia descobrindo-se periferia. Revista de Ciências da Educação, p. 149-162, 2018.
♦ ECKHARDT, Fabiana; ESTEBAN, Maria Teresa. Subalternidade e Libertação: questões e perspectivas para a formação docenteIn: José Tavares; Maria Isabel da Cunha; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed. Itapetininga: Edições Hipóteses, 2019, v., p. 289-308.
♦ ECKHARDT, FABIANA. Alfabetização e Trabalho Docente: práticas pedagógicas e a colonialidade na escola. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 16, p. 1-18, 2021.
♦ ECKHARDT, Fabiana; SILVA, Fabiano Soares; SIMÕES, Renato. Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública. REFLEXÃO E AÇÃO, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, p. 86-99, jul. 2021
♦ ECKHARDT, Fabiana; BERNAR, Aline Praça; MOREIRA, Renato Simões. Entre Sísifo e Chronos: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança. Revista Teias, [S.l.], v. 22, n. 67, p. 18-30, nov. 2021.
♦ ECKHARDT, Fabiana.Tensões e limites da formação de professores/as e o processo de democratização da escola brasileira: Tensions and limits of teacher education and the democratization process of the Brazilian school. Revista nuestrAmérica[S. l.], v. 9, n. 18, p. e5708442, 2021. 
♦  ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação escolar como mo(vi)mento de (form)ação da professora pesquisadora em diálogo com a escola pública popular. Legados pedagógicos. Série Legado Pedagógico. Education Review, 30, 9 ago. 2023.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Rev. Bras. Educ., no.19, p.129-137, Abr 2002.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Sala de Aula : dos lugares fixos aos entrelugares fluidos. Rev. Port. de Educação, vol.19, no.2, p.7-20, 2006.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. CEDES,  vol.27, no.71, p.9-17, Abr 2007.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação. Rev. Port. de Educação, vol.21, no.1, p.5-31, 2008.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Provinha brasil desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n.º 9 · mai/ago-2009 .
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Rev. Bras. Educ.vol.17, no.51, p.573-592, Dez 2012.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa. Um reencontro com tantos encontros – conversando com Osmar Fávero. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 27, e0220064, 2022.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa; LOUZADA, Virginia; ECKHARDT, Fabiana. Entrevista com Jussara Hoffmann. Revista Teias, [S.l.], v. 19, n. 54, p. 291-301, set. 2018.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 608-629, 2020.
♦ ESTEBAN, Maria Teresa; DE SOUZA FABRICANTE PINA, Bruna. Silenciamento e diálogo na avaliação escolar. Revista Teias, [S.l.], v. 22, n. 67, p. 420-433, nov. 2021.
♦  Narcizo Sampaio, M. y Esteban, M. T. (2022). (Trans)Formar: desafio freiriano para a formação docente. Pedagogía y Saberes, (56). https://doi.org/10.17227/pys.num56-13114
♦ NASCIMENTO, Raquel Marina da Silva; PINA, Bruna de Souza Fabricante. A Formação dos profissionais da Educação infantil e o cotidiano escolar: desafios e possibilidades. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS, 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional As redes Educativas e as tecnologias. Rio de Janeiro: UERJ, 2017.
♦ NASCIMENTO, Raquel Marina da Silva; CARMO, Debora de Lima do. Planos de voo: encontros e viagens com crianças na educação infantilIn: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL – AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS LIBERDADE ACADÊMICA, PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS, 2019, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 2019.
♦ OLIVEIRA, Joana Paula dos Santos Gomes; ESTEBAN, Maria Teresa. Eu sou preta, minha boca é marrom… Sou igual a pretinha da história! Revista Espaço do Currículo, v.15, n.1, p.1-14, 2022. 
♦ SILVA, Fabiano Soares da; ECKHARDT, Fabiana. Educação Popular: um caminho em construção com sujeitos que problematizam experiências. In: VI SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS: MEMÓRIAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE, 2016, São Gonçalo. VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente. São Gonçalo: UERJ, Faculdade de Formação de Professores, 2016. v. 1.
♦ SILVA, Fabiano Soares da. Saberes em Transformação: Dimensão educativa das práticas culturais nos contextos populares. In: III SEMINÁRIO DISCENTE PPGE/UFF, 2016, Niterói. Anais do III Seminário Discente PPG-Educação/UFF “Pesquisa em Educação no Brasil”. Niterói, 2016. v. 1. p. 1-776
♦ SILVA, Fabiano Soares da. Dimensão educativa dos grupos popularesIn: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E O MARXISMO 2017: DE O CAPITAL À REVOLUÇÃO DE OUTUBRO (1867-1917), 2017, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 – 1917). Niterói: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), 2017. v. 1.
♦ SILVA, Fabiano Soares da. Pedagogias das classes populares: fissuras no muro da cultura do medo. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL – AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS LIBERDADE ACADÊMICA, PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS, 2019, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. v. 1. p. 1-5.
♦ SILVA, Fabiano Soares da. Movimentações de uma pesquisa com o cotidiano: a partilha da palavra e dos saberes que nascem das noites. In: SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO RESISTÊNCIAS POLÍTICAS E POÉTICAS NA VIDA E NA EDUCAÇÃO: REGINA LEITE GARCIA, PRESENTE!, 2019, São Gonçalo-RJ. ANAIS DO VII Seminário Vozes da Educação. São Gonçalo-RJ: UERJ, Faculdade de Formação de Professores, 2019. v. 1. p. 1-2000p.
♦ SILVA, Leonardo Baptista de Sales da. Uma discussão sobre ética da educação e as representações de gênero no cotidiano escolar. In: III BIENAL  LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DE INFANCIAS E JUVENTUDES- DESIGUALDADES, DESAFÍOS A LAS DEMOCRACIAS MEMORIAS Y RE-EXISTENCIAS, 2019,  Colômbia. Acción Colectiva, Participación, Políticas Públicas y Estado. 2019, p. 453-462. 
♦ SILVA, Leticia Roberta G. M. da. Sistematização de Experiências: metodologia participativa favorável ao saberfazer docente. Cadernos  da Educação Básica, v. 5, p. 260-280, 2020.
♦ SCHILKE, Ana Lúcia. Nenhum a menos: É possível não deixar ninguém para trás? Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 237-252. Maio, 2014. 237

Skip to content