Pesquisadora: Fabiana Eckhardt
Resumo: O processo de democratização da educação no Ensino Superior colocou-nos diante da grande inserção de sujeitos oriundos das classes populares nas licenciaturas, em especial, no curso de Pedagogia. Problematizar essa chegada justifica-se porque historicamente esses sujeitos que estiveram fora dos bancos escolares, na atualidade, assumem o lugar da docência. Atenta a esse contexto, tenho me interessado em investigar a descolonização da pedagogia, buscando compreender os traços de subalternidade na formação dos professores. Esse projeto de pesquisa que se insere no Campo dos Estudos do Cotidiano e da Educação Popular tem como objetivo indagar ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central a descolonização das infâncias e da formação de suas professoras. Para isso, dialogo com as experiências desses sujeitos (crianças, professoras e estudantes do curso de pedagogia) tomando como referencial teórico-metodológico a Educação Popular e os Estudos Decoloniais. dialogo com as experiências desses sujeitos (crianças, professoras e estudantes do curso de pedagogia) tomando como referencial teórico-metodológico a Educação Popular e os Estudos Decoloniais.
Pesquisadora: Milena Monteiro Silva
Resumo: O projeto de mestrado “Um estudo epistemológico em torno da Casa da Avaliação por meio do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói a partir da perspectiva da Escola Municipal Vila Costa Monteiro”, está inserido na Linha de Pesquisa Estudos do Cotidiano e Educação Popular, da Universidade Federal Fluminense, será pautado nas vivências e relatos dos alunos e da comunidade escolar, diante das avaliações realizadas em larga escala pela rede de ensino municipal de Niterói, por meio do SAEN e da Casa da Avaliação, na perspectiva dos alunos do quinto ano, assim como dos agentes envolvidos.Os aspectos avaliativos em larga escala, suas implicações e absorções, por parte dos grupos abarcados e as políticas de responsabilização, serão observadas e investigadas, diante da complexidade que são capazes de traduzir, em torno do processo ensino-aprendizagem, buscando ouvir os diferentes discursos e implicações desses mecanismos avaliativos para sujeitos das classes populares e, se possível, encontrar as reais finalidades dessas práticas, no contexto da educação popular.
Pesquisador: Fabiano Soares da Silva
Resumo: Este resumo de pesquisa tem como objetivo expressar algumas questões levantadas na elaboração de reflexões sobre práticas culturais que demarcam um movimento pedagógico dos sujeitos das classes populares em contextos urbanos e periféricos da Baixada Fluminense. Na demarcação desse contexto, entendo ser fundamental um levantamento da história da educação pública dessa região, seus processos de mudança e dos territórios atravessados pelos diversos sujeitos. Compreendendo, ainda, que experiência, redes de saberes, memórias e usos da linguagem se entrecruzam nas tramas das práticas sociais destes contextos populares e marcam a tessitura desse estudo. De tal modo, é fundamental a aproximação de ideias acerca da dimensão política da educação popular, do diálogo como movimento de encontros e possibilidades de reflexões sobre o fazer, práticas de colonialidade e subalternização, cultura do silêncio/medo, experiência e contextos, e ainda, as representificações e as produções culturais desenvolvidas por diferentes sujeitos. Importante ainda destacar é que os estudos com o cotidiano nos ajuda a promover reflexões sobre territórios fronteiriços, território usado e as experiências educativas produzidas por diferentes sujeitos e tensões sociais. O plano de pesquisa acompanha um levantamento da história de práticas educativas, movimentações culturais, registros e acervos de poetas/artistas, educadores/as, escolas e espaços de diferentes contextos na costura de uma imagem que colabore para fortalece a luta pela democratização de conhecimentos socialmente construídos. Neste biografema que se esquiva, a imagem enquanto comunicação nos fornece pistas atravessadas de prescrições alienantes e ressignificadas na tessitura de experiências educativas populares. Dessa maneira, a comunicação popular, a práticas educativas e culturais trazem os ecos e os passos dos sujeitos de contextos populares para cunhar demarcações de uma história viva de múltiplas tensões de territórios de linguagens vivida nas interações e movimentações da oralidade.
Pesquisador: Renato Simões Moreira
Resumo: A pesquisa toma por base minha experiência como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Mesquita, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, desde o ano de 2005, atuando em comunidades periféricas da Zona Norte do município do Rio de Janeiro e nos municípios de Belford Roxo e Mesquita, na Baixada Fluminense, para testemunhar casos que ilustrem não só os efeitos negativos da performatividade sobre os sujeitos escolares das classes populares — característica de uma educação credencialista, classificatória e excludente, fruto de um longo histórico de políticas públicas de cunho neoliberal que, não raro, culpabilizam professores e alunos pelo fracasso escolar —,
Resumo: A pesquisa toma por base minha experiência como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Mesquita, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, desde o ano de 2005, atuando em comunidades periféricas da Zona Norte do município do Rio de Janeiro e nos municípios de Belford Roxo e Mesquita, na Baixada Fluminense, para testemunhar casos que ilustrem não só os efeitos negativos da performatividade sobre os sujeitos escolares das classes populares — característica de uma educação credencialista, classificatória e excludente, fruto de um longo histórico de políticas públicas de cunho neoliberal que, não raro, culpabilizam professores e alunos pelo fracasso escolar —, mas também as táticas contra-hegemônicas levadas a termo por docentes e discentes no enfrentamento à pedagogia de resultados, na busca de um espaço de construção de uma escola pública de caráter popular, mais democrática e inclusiva. São postos em questão a centralidade do exame, nas práticas pedagógicas, a importância concedida a notas/conceitos escolares, como representantes da aprendizagem dos alunos, e o conceito hegemonicamente assumido de qualidade da educação, fortemente ancorado em índices, como o IDEB e o SAERJ, que tomam forma a partir de exames de larga escala.
Pesquisadora: Ticyane Madeira Cavalcanti
Resumo: Uma pesquisa narrativa que, atravessada pela pandemia, se expande, incorporando novos atores. Com o objetivo inicial de continuar um trabalho de mestrado que investigava o papel das crianças numa Central Sindical e Popular num campo mais flexível (organizações de esquerda em geral) acaba tendo o seu curso alterado em função da disseminação do Corona Vírus. Assim, a pesquisadora em isolamento constrói relações com as mulheres e crianças da comunidade em que mora. Essas pessoas da comunidade entram em sua vida e em sua pesquisa, porque não é possível dissociar uma coisa da outra. Com mulheres e crianças nos atos pela vacina e para derrubar o despresidente Bolsonaro ou no Morro do Marítimos em Niterói vamos construindo coletivamente uma tese que se pretende feminista, antirracista e infantil. Ancorada nos princípios da Educação Popular, as histórias que vamos guardando do nosso agitado cotidiano vão narrando a história das lutas das mulheres pobres e periféricas, das militantes, das crianças que transitam nos espaços de reuniões políticas e das que pegam goiabas e cafifas nos quintais de uma vizinhança bastante pobre e sofrida muitas vezes, mas também de muitas lutas, riqueza e alegrias. A pesquisa trata destas experiências vividas a partir do momento em que a pesquisadora, uma mulher nordestina moradora de uma comunidade na região metropolitana do Rio de Janeiro se torna mãe. Graduanda à época, está na Universidade Federal Fluminense e no Morro quando começa a conviver nas creches e escolas em que sua filha estuda e aí inicia o movimento de tentar compreender ser mãe e criança nestes universos aparentemente tão diversos. Narrativamente, apoiada na memória e nos diversos materiais que compõe um acervo um tanto quanto amplo, essa pesquisa discorre sobre estas questões tão importantes da maneira mais leve, poética e compreensível que pode, como os Estudos do Cotidiano da Educação Popular nos ensinam diariamente que deve ser. apoiada na memória e nos diversos materiais que compõe um acervo um tanto quanto amplo, essa pesquisa discorre sobre estas questões tão importantes da maneira mais leve, poética e compreensível que pode, como os Estudos do Cotidiano da Educação Popular nos ensinam diariamente que deve ser.
Pesquisadora: Joana Paula dos Santos G. de Oleiveira
Resumo: O reconhecimento de que estou tornando-me professora pesquisadora negra direciona-me a aprofundar o estudo com relação a invisibilidade e silenciamento da negritude de crianças das classes populares no processo de escolarização. Esta pesquisa de doutorado, de caráter qualitativo, se insere no Campo dos Estudos do Cotidiano tem como objetivo investigar como os valores civilizatórios afro-brasileiros possibilitam enegrecer práticas pedagógicas na Educação Infantil, a partir da investigação da prática pedagógica da pesquisadora. Para tal, pretende acompanhar um grupo de crianças no decorrer de dois anos seguidos em uma unidade de Educação Infantil pertencente a rede pública de educação do município de Niterói. Com a intenção de continuar a luta pela visibilidade e valorização do ser negro e fortalecer uma formação docente atravessada pela negritude, numa perspectiva decolonial, busca a afrocentricidade como caminho teórico metodológico.
Pesquisadora: Leticia Roberta G. M. da Silva
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento, constitui-se em uma investigação de caráter qualitativo. Tem como proposta investigar, problematizar e discuir as possibilidades do desenvolvimento da avaliação, numa perspectiva democrática, em turmas que se encontram em processo de alfabetização. Para tal, pretende acompanhar um grupo de crianças do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública de educação do município de Niterói, desenvolvendo pesquisa participativa com as crianças pequenas. Referenciada principalmente em Célestin Freinet, Regina Leite Garcia, Maria Teresa Esteban e Oscar Jara, a pesquisa parte da ideia de que a sistematização de experiências se constitui em uma prática pedagógica participativa e investigativa favorável à avaliação e à promoção das aprendizagens, e buscará refletir sobre as possibilidades de aprendizagens para o
e buscará refletir sobre as possibilidades de aprendizagens para o saberfazer docente advindas de um processo de aprendizagemensino coletivo, participativo e dialógico articulado a uma perspectiva de avaliação democrática. A investigação será desenvolvida dentro do campo de estudos do cotidiano tendo a sistematização de experiências como metodologia por meio de um plano de sistematização contendo três etapas, cada etapa com momentos e procedimentos específicos. Os benefícios desta pesquisa podem ser: desenvolver e aprimorar a capacidade de participação das crianças pequenas nos seus próprios processos de aprendizagens; a percepção pelas crianças, pelos responsáveis e pelos profissionais da educação da qualidade das aprendizagens construídas ao longo do processo; evidenciar práticas pedagógicas favoráveis à avaliação numa perspectiva democrática e à alfabetização no seu sentido amplo; dentre outros benefícios que podem surgir com o desenvolvimento da pesquisa.
Pesquisador: Elcio Arian do Carmo Cunha
Resumo: Esta pesquisa tem por caminho investigar o processo de produção de políticas públicas no decênio de 2011-2020 implementadas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a partir da problematização de qual qualidade é produzida por esta rede, através de sua Gestão. Neste bojo compreenderemos as estruturas e estratégias implementadas, ancoradas na produção de qualidade a partir das avaliações em rede, como qualificador de projetos como os Ginásios Experimentais de turno único, que se implementa aliada a uma rede com sistema de metas estabelecidas, estruturas curriculares rígidas, com uma estrutura gerencial de controle no setor público, produtora de uma qualidade singular, uma qualidade neoliberal. Assim, nos introduziremos e compartilhemos nossos olhares a partir de um dos polos de matrícula,
para dialogar com os sujeitos e observar como esta qualidade se refunda dentro do campo, e como aqueles que estão no chão da escola a percebem.